Construção – 07 – Montagem de Laje na Obra

©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©

©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©

Laje é uma estrutura plana e horizontal de pedra ou concreto armado, apoiada em vigas e pilares, que serve para dividir os pavimentos de uma construção. 

As lajes são estruturas destinadas a servirem de cobertura ou piso para uma edificação. Além de contribuírem para o isolamento acústico e térmico da construção. 

Os principais tipos de laje usados em obras residenciais e comerciais, de pequeno e médio porte são:

Lajes maciças

São totalmente construídas na obra, a partir de uma forma, geralmente de madeira, na qual é montada a armadura de vergalhões metálicos, que tem a função de dar mais resistência à laje. O concreto usinado é despejado na forma e, após o tempo de secagem, a laje está finalizada. As vantagens desse tipo de laje são a sua alta resistência, excelente isolamento acústico e térmico, a menor suscetibilidade a trincas e fissuras, a facilidade de vencer grandes vãos, além do acabamento liso na parte de baixo. Já as desvantagens são o alto consumo de madeira para a confecção da forma, a exigência de uma estrutura mais robusta, pois a laje é mais pesada, e o custo final, normalmente, é mais alto.

Lajes pré-moldadas

As lajes pré-moldadas são estruturas que chegam semiprontas na obra. São compostas por placas ou painéis de concreto preenchidos com materiais diversos a fim de formar um conjunto resistente. Atualmente, constituem o tipo mais comum de estrutura usada em obras residenciais.

As lajes pré-moldadas têm as vantagens de serem mais fáceis de montar, ter o tempo de execução mais rápido e serem mais baratas. Elas têm a necessidade de consumo de madeira reduzida, precisando apenas de apoios para evitar a flexão excessiva da estrutura durante a sua montagem e construção. As desvantagens ficam por conta de eventuais problemas de acabamento e na maior chance de apresentarem trincas, mas, desde que bem projetadas e executadas, são muito eficientes.

©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©

©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©

BAIXE EBOOKS SOBRE ESTES ASSUNTOS:

©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©